O emissor de sinal, chamado Amazon 5 e projetado por Hispasat é um espanhol operador de satélites que pretende dar uma melhorada as conexões de internet, redes e telecomunicacões na América do Sul e na América Central.
O satélite, que foi lançado a bordo do foguete Proton Breeze, ficou localizado na posição orbital de 61º Oeste e será operado pela subsidiária brasileira Hispamar.
O lançamento foi feito no dia 11 de setembro e foi lançado desde o cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. O operador informou que o satélite está em órbita e está realizando os testes necessários para verificar o seu funcionamento correto.
“Este satélite foi projetado totalmente para América Latina e adaptado às exigências deste mercado, tanto para o setor audiovisual quanto para oferecer soluções de conectividade nos segmentos residencial, corporativo e de mobilidade”, disse Carlos Espinós, CEO da Hispasat.
A empresa diz que é possível que esta alternativa funcione para mais de um milhão e meio de pessoas nos principais países da América Latina, oferecendo aos operadores de cada região acesso à internet via satélite, bem como serviços de transporte ou backhaul (uma rede de retorno) que serve para implantar redes móveis 3G, 4G (LTE) e no futuro 5G.
A capacidade tecnológica que oferece permitirá que ele entregue uns 500 novos canais e impulsionar a televisão 4K na América Central e do Sul.
A Amazon 5 tem um poder de 9,9 kilowatts, é baseado na plataforma de 1.300 Space Systems Loral (SSL) e estima-se que tenha uma vida útil de 15 anos.